segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PATRIMÓNIO MUNICIPAL-1



A partir da presente edição do Nova Odivelas o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas ocupará regularmente este espaço. Entre os objectivos desta crónica semanal está a intenção – já antiga, aliás – de chamar a atenção dos decisores públicos sobre a necessidade imperiosa de encetar o processo de classificação do Posto de Comando como património nacional. O primeiro passo poderá ser dado pelos autarcas do nosso concelho, reconhecendo-o como Imóvel de Interesse Municipal.
Desde longa data que pesa sobre aquele espaço mítico do 25 de Abril a ameaça de desaparecimento, caso o Regimento de Engenharia Nº 1, o quartel onde está instalado, venha a ser desactivado. Esperemos que não, até porque o próprio quartel é património local. A forma mais eficaz de evitar que isso venha a acontecer é, justamente, a classificação do Posto de Comando como património municipal.
No entanto, há uma adversidade recorrente para alcançar esse desiderato: a determinação do concelho a que pertence o quartel, pois é atravessado por dois municípios, o de Odivelas e o de Lisboa. Mas, se houver efectiva vontade política, não será difícil os dois executivos camarários porem-se de acordo nessa matéria. Claro que, como munícipe odivelense e com responsabilidades na criação do Núcleo Museológico do Posto de Comando do MFA, em 2001, preferia que fosse Odivelas a fazê-lo. Contudo, o mais importante é a sua classificação patrimonial, seja por Odivelas, por Lisboa, ou por ambas as câmaras municipais.
Como alguém tem de dar o primeiro passo nesse sentido, deixo aqui o apelo para que seja dado pela edilidade odivelense, que tem toda a autoridade moral para o fazer, pois foi quem criou o núcleo museológico lá instalado há 8 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário