segunda-feira, 17 de maio de 2010

MOVIMENTO CÍVICO DOS AMIGOS DO POSTO DE COMANDO



A Câmara Municipal de Odivelas manifestou a intenção de iniciar o processo de classificação do Regimento de Engenharia 1. Tornada pública a notícia, não tenho dúvidas em aplaudir a iniciativa autárquica. Classificar aquele quartel é mais do que justo, pelo que representa para a Pontinha, para o concelho de Odivelas e para o país. De facto, aquela Unidade militar tem colaborado, desde longa data, na resolução de problemas da população, aderiu prontamente à celebração do protocolo com a câmara sobre o Posto de Comando e tem desempenhado notáveis missões humanitárias no estrangeiro, designadamente em palcos de guerra.
Em todo o caso, sem querer ser pessimista em relação à ambição do projecto autárquico, não posso deixar de manifestar algum receio de que, pretendendo classificar um quartel com uma área tão significativa, acabe por dificultar a classificação do edifício do Posto de Comando. Espero, muito sinceramente, que isso não venha a acontecer. Estarei incondicionalmente na primeira linha da defesa da proposta da câmara.
Quanto à petição na Internet, ela manter-se-á até que o processo seja entregue pela câmara ao IGESPAR. Servirá de apoio cívico à classificação, pelo menos, do Posto de Comando. Já ultrapassámos o milhar de assinantes e queremos chegar aos 5.000.
Finalmente, quero congratular-me com a decisão de criar um movimento cívico por parte de um grupo de subscritores da petição pela classificação patrimonial do Posto de Comando. Já se realizaram duas reuniões e temos, em cima da mesa, um nome para esse movimento cívico: POSTO DE COMANDO SEMPRE.

1 comentário:

  1. Eu fiz parte da unidade RE1 da Pontinha.Estive aí no início do ano de 1973 a tirar a especialidade de Desenhador de Engenharia.Depois rumei a Paço de Arcos mas na condição de Adido.A minha unidade-mãe é o Regimento de Engenharia nº 1.
    As aulas que frequentei foram dadas numa série de pavilhões que existiam no cimo de uma elevação a que se tinha acesso por uma rampa de qualidade duvidosa.Pavilhões que me pareciam ter carácter provisório.Terá sido num desses pavilhões que se instalou o PC do MFA.Gostaria que me esclarecesse melhor sobre este ponto.
    Cumprimentos.
    Rui Meireles/Porto

    ResponderEliminar