quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

ROTEIRO 25 DE ABRIL DE ODIVELAS-7

Spínola e Vítor Alves na Conferência de Imprensa da Junta de Salvação Nacional no Posto de Comando na manhã de 26 de Abril de 1974.

O concelho de Odivelas tem, para além do Posto de Comando do MFA, um outro local de memória do 25 de Abril. Trata-se de um apartamento situado na Rua Professor Doutor Abreu Lopes, no nº 24, 2º Dtº, em pleno coração da cidade de Odivelas, devidamente assinalado pela Câmara Municipal.
Entre as reuniões que o Movimento dos Capitães realizou entre o Verão de 1973 e a Primavera de 1974, uma delas teve lugar naquele apartamento, precisamente no dia 6 de Outubro de 1973. Por questões de segurança face a mais que possíveis retaliações por parte do regime, os capitães decidiram fazer uma reunião quadripartida naquela data.
Odivelas foi um dos locais escolhidos, precisamente aquele em que Vasco Lourenço, um dos coordenadores do movimento, estaria presente. Nesse dia estavam em discussão várias propostas de continuidade da acção do Movimento, com diferentes implicações políticas para os capitães.
Perante o impasse na escolha da proposta a aprovar, Vasco Lourenço telefonou para a casa onde estava Dinis de Almeida e perguntou qual é que tinha sido ali aprovada. Obtendo como resposta a mesma hesitação, assegurou que em Odivelas tinham aprovado a proposta que ele defendia, pelo que Dinis de Almeida respondeu que iria, então, propor que também fosse aprovada na sua reunião. De seguida, Vasco Lourenço telefonou para os outros dois locais e disse-lhes o mesmo e obteve a anuência dos seus camaradas. Reentrando na sala onde decorria a sua reunião, informou que os outros três locais haviam aprovado a sua proposta, o que levou os militares reunidos em Odivelas a aceitarem-na. E, desta forma pouco ortodoxa avançou o Movimento dos Capitães.
Sem dúvida que este apartamento e o Posto de Comando constituem dois pontos incontornáveis de um desejável Roteiro 25 de Abril de Odivelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário