segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

PRODUZIR RECURSOS EDUCATIVOS-6



Uma simples visita ao Posto de Comando, mesmo guiada, constitui um subaproveitamento das potencialidades pedagógicas daquele espaço de memória do 25 de Abril. Com efeito, urge produzir recursos educativos, para que as escolas possam preparar e tirar o máximo proveito das visitas de estudo.
A Divisão de Cultura do município poderia e deveria assumir a criação de uma linha editorial, vocacionada para a edição de materiais didácticos. Não serão os custos desse projecto editorial um obstáculo intransponível. O modelo de folhas A4 dobradas e agrafadas, permitiria a impressão de pequenos textos – entrevistas aos operacionais do Posto de Comando, biografias de capitães de Abril, pequenos textos historiográficos – e a sua distribuição pelas escolas do concelho, prioritariamente aos alunos que estudam o 25 de Abril: 4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade.
Um outro recurso educativo de fácil execução é a criação de fichas de trabalho de acordo com os programas escolares dos anos curriculares acima citados. Se se disponibilizar um modelo de ficha para os professores (particularmente os de História) aplicarem aos seus alunos, muito beneficiaria o estudo do 25 de Abril nas nossas escolas. Não podemos esperar que sejam os professores a produzir esses materiais didácticos. À falta de uma equipa específica do Posto de Comando, poderia ficar essa tarefa a cargo dos técnicos das Divisões de Cultura ou/e de Educação da câmara.
Argumentarão alguns que isso é difícil e que os técnicos já têm outras obrigações profissionais. Seja. Por isso, já aqui defendi as vantagens da criação de uma equipa específica do Posto de Comando. Mas, para demonstrar que é possível, divulgaremos aqui brevemente uma proposta de modelo de ficha de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário