domingo, 17 de janeiro de 2010

CORRESPONDER À PARTICIPAÇÃO CÍVICA-8

António Guterres na inauguração do Núcleo Museológico do Posto de Comando do MFA, em 24 de Abril de 2001.

No dia 29 de Dezembro recebi um e-mail da presidência da câmara de Odivelas – que muitos munícipes devem ter recebido –, onde desejava bom ano novo e apelava à colaboração de todos:
“Este é o tempo de resistir às dificuldades, aos obstáculos, às ameaças com que cada um pode ser confrontado. Se soubermos fazer dos nossos problemas e divisões uma força, então seremos mais coesos, porque na verdade “Se todos nós fizéssemos as coisas que temos capacidade para fazer, ficaríamos verdadeiramente impressionados connosco mesmos” (Thomas Edison).
A sua Presidente
Susana Amador”.

Respondi à Presidente e, obviamente, não obtive resposta, pelo que resolvi tornar público o meu e-mail:
“Cara Presidente,
Agradeço-lhe os votos de bom início de 2010 e devolvo-lhe a citada frase de Thomas Edison. De facto, estou neste preciso momento a trabalhar em ideias para dinamizar o Posto de Comando do MFA. Ninguém me paga para isso, nem esse é o meu objectivo. Tal como tenho vindo a fazer semanalmente no Nova Odivelas, não me tenho limitado a criticar, pelo que estou a concretizar alguns materiais didácticos para os estudantes e professores do nosso concelho (e não só) utilizarem no NMPCMFA. Este é o meu contributo cívico.
Espero, muito sinceramente, que o Novo Ano seja o início da mudança de atitude da CMO face àquele núcleo museológico, tornando-o uma prioridade estratégica da política cultural do município que a Drª Susana Amador dirige. Se tiver a coragem para implementar tal projecto, conte comigo – como sempre – para dinamizar o Posto de Comando. Acredite que não lhe estou a pedir nada para mim (coisa invulgar...), mas para aquele património singular para o concelho e para o país.
O seu Munícipe,
Jorge Martins”.
Não basta apelar à participação cívica, é indispensável tê-la em conta e agir em conformidade, integrando os contributos dos munícipes nas políticas autárquicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário