terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O SITE DO POSTO DE COMANDO - 9

Auditório do Posto de Comando

A Câmara Municipal de Odivelas alojou o Núcleo Museológico do Posto de Comando na sua página em http://www.cm-odivelas.pt/Extras/MFA/. Os objectivos da sua criação eram permitir a preparação da visita ao local ou a visita virtual para quem não a pudesse deslocar-se lá.
Passados alguns anos desde a disponibilização desta página na Internet, não só não houve actualizações ou uma aposta séria neste meio privilegiado de chegar, por exemplo, às escolas, como há desactualizações (“Visita Virtual”), ou deixaram mesmo de funcionar alguns “botões” estruturantes, a saber: “Centro de Documentação”, “Arquivo do Núcleo”, “Informações”, “Apoio Escolar”, “Fórum 25 de Abril Vivo”, “Pesquisar”.
Restam a possibilidade de aceder ao conteúdo dos painéis da “Sala de Exposição”, à “Sala do Posto de Comando” e à “Cronologia”, o que é muito importante para quem quer ficar com uma ideia do Núcleo Museológico, do 25 de Abril e do papel do Posto de Comando.
Em suma, o site não está operacional e a câmara, ao invés de apostar nele, deixou-o cair e nem sequer aposta na sua divulgação à própria comunidade escolar de Odivelas. É mais um subaproveitamento daquele património e dos meios para o dar a conhecer e implementar o próprio estudo do 25 de Abril a partir dele.
Sublinhe-se o enorme potencial do “Apoio Escolar”, se se tratar de o dotar de guiões de visitas de estudo, de fichas de trabalho, de jogos didácticos, de concursos, adaptados aos vários níveis curriculares. Uma boa ligação às escolas produziria um maior estímulo para o aproveitamento didáctico do Posto de Comando.
Infelizmente, quando falamos do Posto de Comando, regressamos sempre ao puro abandono, por parte da CMO, daquele espaço de memória do 25 de Abril e da não aposta nas suas enormes potencialidades como cartão de visita patrimonial do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário