segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

AMIGOS DO POSTO DE COMANDO-12

Visita de estudantes ao Posto de Comando.

O Núcleo Museológico do Posto de Comando do MFA tem um problema grave desde que foi criado, em 2001: a falta de garantia da sua preservação enquanto espaço de memória do 25 de Abril. Na verdade, não se trata verdadeiramente de um museu, integrado na rede nacional (nem local) e, em consequência, está dependente do quartel onde está instalado, o Regimento de Engenharia Nº 1 - Pontinha. Se o quartel for desactivado, o NMPC corre sério risco de desaparecer.
É imperioso, portanto, que se faça alguma coisa antes que esse cenário possa ser uma realidade. E mesmo que não perfile no horizonte – como já se perfilou –, há que dignificar aquele espaço como merece. A melhor forma de afastar definitivamente esse perigo e de o dignificar é classificar o Posto de Comando, no mínimo, como edifício de interesse público. A possibilidade maximalista seria classificá-lo como monumento nacional. Contudo, já vimos que nenhuma autoridade pública manifestou a intenção de o fazer. Quer os poderes locais, quer os poderes centrais, sempre se mantiveram à margem do problema. Resta o poder dos cidadãos. Só um significativo movimento cívico poderá forçar quem de direito a cuidar deste património tão simbólico para a conquista da democracia e da liberdade proporcionada pelo MFA.
É essa a finalidade da criação da de um espaço dos Amigos do Posto de Comando no Facebook. Vamos criar um movimento cívico que ponha a circular uma petição para apresentar à Assembleia da República, no sentido de tomarem todas as providências necessárias à preservação do edifício onde se instalaram os militares que comandaram as operações de 25 de Abril de 1974.
Torne-se “amigo” da rede do Posto de Comando no Facebook, assine a petição e traga outros amigos para esta causa cívica.

Sem comentários:

Enviar um comentário